Judite







Judite tinha 14 anos
todas as manhãs encontrava-a sentada no muro do Liceu como se guardasse a minha chegada
"Bom dia ,Sôtor"
olhos ansiosos e grandes envolviam um sorriso espectador de todas as coisas
que segredos se escondiam naqueles olhos negros
umas vezes acompanhava-me até à sala dos Professores ,outras ,esperava-me junto à porta do 9º F .falava pouco ,mas ouvia-me ,como se as minhas palavras lhe trouxessem ,todo , o mundo que ia descobrindo para além dos limites da cidade
e todas as manhãs encontrava-a sentada no muro do Liceu
era Janeiro
uma chuva miúda batia nas janelas da sala enquanto os alunos desenvolviam a composição - "o que é um professor?"
só a Judite ,parada ,com aqueles olhos grandes e negros ,dividia-se entre a janela e a folha .um sorriso cúmplice bailava-lhe nos lábios
opacidades
sentia-me irritado com o cinzento do céu, o constante gotejar da chuva ,o adormecer precoce dos dias de Inverno a que o embaciado da nossa respiração deixava ,nas janelas ,a saudade do sol ,dos dias quentes do Verão ,das cores e ,sobretudo ,de mim
"não achas que já devias ter começado a composição? faltam vinte minutos para tocar" - creio que lhe gritei
sobressaltou-se
os seus olhos grandes e negros pediram-me para sair
"mas porquê ,se ainda nem começaste a composição?"
silêncio
eu ,que durante meses ,lhes levara ,nas minhas palavras ,as cidades e o mundo ,destruíra ,num só momento ,o sonho de uma miúda ,a sua capacidade de criar ,de vestir-se de vento e de chuva
sobre a minha secretária ,uma folha em branco
na minha frente ,uma carteira vazia
sem dúvida ,a melhor resposta à minha pergunta