X - reflexões entre mim e o eu







 o Homem não se define
.a sua essência será sempre o que ele fizer


desde sempre que o homem tem procurado entender o mundo que o envolve e compreender-se a si mesmo ,através da inteligência
.o mundo ,porém ,não é ,apenas ,o que se vê e o que se deseja
.é algo de muito profundo ,traduzido em actos e factos, perecíveis no tempo e que, mais cedo ou mais tarde, nele se apagam e reacendem
.é um processo também de memória ,quando o preço da incompreensão se reveste numa agressiva ,se bem que controlada ,desilusão
.a angústia como dividendo da Utopia…”




nesta noite de Junho e em jeito de iniciação ,gostaria de saudar-vos com meia dúzia de palavras ,aparentemente sem nexo ,mas intencionais e que se articulam ,mais uma vez ,num todo ,como linguagem do meu entendimento inconsciente
cedo ,muito cedo ,apercebi-me que horrorizado pela ideia do pecado ,como todo o moralista ,o homem procurava matar ,em si e nos outros ,o homem natural ,o sonhador
mas ,maneiras de sonhar há muitas ,e ,a mais meritória é aquela em que os nossos anseios constituem uma espécie de vingança
as minhas palavras escritas são e serão a minha forma de vingança .é por isso que ,teimosamente ,dia após dia ,escrevo

(…)

Eu - deixei de fumar .não bebo café .ficou-me ,assim ,uma Cultura sem estímulos envenenados .mas a verdadeira Cultura não é saudável ,é perigosa  ,não sabe guardar as verdadeiras distâncias e cultiva o caos .sim ,porque Cultura é a agricultura do caos
Mim – e quem inventou o caos criou a novidade permanente que luta contra o imobilismo ,o determinismo ,o reumatismo intelectual e todos os ismos .por isso ,deixemo-nos de puritanismos – uma bica .alguém tem lume ,por  favor?
Eu – além disso ,não gosto ,apenas ,de pessoas teóricas .prefiro ,sem quaisquer diferenciações ,os experimentadores ,os que sabem saltar da reflexão para o meio da rua ,os que não se recusam a viver sem revivalismos ,e ,com quem me identifico…
Mim – …quando te vestes de seriedade e de ironia .acaso te esqueces que uma das melhores maneiras que temos de soltar o diabo às canelas dos bem pensantes é falar neles com ironia ,como se não existisse?
Eu – e quantas vezes não tens vontade de soltar o diabo?
Mim – eu diria antes .quantas vezes não o soltámos!?
fizemo-lo sempre com aquela vontade gostosa , muito ao nosso jeito ,de quem começa as coisas e as acaba
Eu – mas haverá ,ainda ,alguém que não saiba que a verdadeira crise é a do pensamento?
Mim – sim ,porque é necessário e urgente criar gente que pense ,como primícia e símbolo do Homem  – a inteligência e a liberdade
Eu – e já reparaste como a evolução das ideias continua a fazer-se ,entre nós ,com uma lentidão super teimosa? e o responsável desta inércia intelectual ,sabes qual é?
Mim – sei .o nosso amigo lugar-comum .o principal instrumento da acidez de espírito chamada má língua .além disso ,a hipocrisia ,a impertinência ,a tolice enfática ,os exacerbismos egoístas ,os crimes contra o bom senso são mais o produto do lugar-comum que da in.Cultura
Eu – sabes que ,neste momento ,também me sinto presa na engrenagem?
Mim – não acredito! então ,e a Utopia ,o nonsense ,o absurdo e o sonhar deixaram de fazer sentido?
Eu – calma .não recomeces .estas nossas reflexões ,como todas as que exprimimos ,pretendem ,tão só ,ser o  fim dos nossos equívocos .antes ,porém ,deixa-me lembrar-te o que ,em tempos ,alguém nos ensinou – o Homem não se define .a sua essência será sempre o que ele fizer
Mim – então ,qual é a dúvida? se a nossa essência é ,apenas e sempre ,o que nós fizermos ,solta o diabo ,Maria Gabriela ,solta o diabo!
Eu – pronto .seja feita a tua vontade

música ,maestrina!




Junho ,2017
Gabriela Rocha Martins